O que é relamping?

O relamping é uma operação que consiste na renovação da iluminação interior e exterior de áreas comuns de edifícios, a fim de poupar energia.
É um processo de modernização do sistema de iluminação.

Esta operação oferece muitas vantagens, especialmente para as empresas:

  • Redução do consumo de energia e dos custos de manutenção.
  • Melhoria da qualidade da iluminação.
  • Luminárias mais amigas do ambiente.

Uma abordagem eco-responsável!

Há quinze anos, a iluminação representava 19% da produção mundial de electricidade, e emitia 1,900 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO?), um gerador de gases com efeito de estufa.
Embora as lâmpadas que consomem energia tenham desaparecido definitivamente das prateleiras, ainda estão presentes em muitas casas, condomínios e empresas.

Poupança de energia

A iluminação é responsável por uma média de 15% das contas de electricidade domésticas, e até 40% para as empresas.


A auditoria das instalações

A relampagem começa com um inventário de todo o equipamento de iluminação interior e exterior (localização, desempenho energético, etc.). Requer também um estudo das instalações eléctricas existentes. Este exame preliminar permite determinar com precisão as necessidades de iluminação dos utilizadores e constitui um passo essencial para a implementação de uma solução adequada e optimizada.

Instalação e reciclagem da luminária

O relamping assegura a renovação do stock de iluminação, sem modificar a infra-estrutura eléctrica.
Esta operação é mais rentável num quadro preventivo. A substituição de todas as lâmpadas reduz e optimiza os custos, com o benefício de taxas mais vantajosas.